O Imap celebra o Dia do Jovem Trabalhador

3 anos atrás

Neste sábado, 24 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Por isso, o Imap decidiu relembrar a importância deste dia tanto para os Jovens, quanto para nós.

A determinação da celebração desta data surgiu a partir de uma convenção da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Na qual, foi estabelecida metas de políticas públicas a fim de combater o trabalho infantil, mas permitindo o ingresso do jovem ao mercado de trabalho.

Apesar de ter sido naturalizado durante muitos anos, o trabalho infantil, sem a legislação devida, é um fator agravante na evasão escolar. Não somente, as crianças também estão mais suscetíveis às condições precárias de trabalho.

Por isso, ressaltamos os benefícios da criação de leis que fomentam o jovem trabalhador, enquanto protege o direito à educação, como também à infância.

No Brasil, especialmente, há em vigência duas leis que determinam as atividades do setor, são elas:

– Lei de Aprendizagem: que determina que jovens entre 14 e 24 anos incompletos podem exercer funções como aprendizes. Ainda, foi estabelecido que de 5% a 15% dos quadros de funcionários das empresas sejam preenchidos por jovens trabalhadores.

– Nova Lei do Estágio: neste caso, o estágio é direcionado para pessoas inscritas em pelo menos um curso superior. Desta forma, o objetivo é desenvolver habilidades práticas e educativas no ambiente de trabalho.

Imap no fomento ao Jovem Trabalhador:

Nós, do Instituto Marum Patrus – Imap temos o orgulho de ofertar um robusto programa de aprendizagem, o Jovem no Transporte. Nele capacitamos jovens da idade entre 16 e 24 anos incompletos.

Desde sua criação, em 2013, formamos diversas turmas e contemplamos centenas de jovens. Atuamos na formação do jovem tanto preparando-o para o mercado de trabalho, como na sua formação cidadã.

Ficou interessado em conhecer mais sobre nosso programa o “Jovem no Transporte”? Siga o Imap nas redes sociais e fique por dentro de nossas ações e novidades!

O Imap deseja a você um feliz dia do Jovem Trabalhador